SHUREK: Termo "career shrekking” ou apenas "shrekking" refere-se à tendência de profissionais, especialmente da Geração Z

11/23/20251 min read

O termo está ligado especialmente a Geração Z, em aceitarem cargos ou posições abaixo de seu potencial ou qualificações para garantir segurança emocional, econômica e reputacional.

A expressão é inspirada no personagem Shrek, o ogro que, em vez de buscar a princesa ideal, acaba encontrando segurança e estabilidade com alguém que poderia ser considerado "abaixo dos seus padrões" estéticos na narrativa inicial.

O "career shrekking" ocorre quando um profissional aceita um cargo aquém do seu potencial para evitar riscos como o medo da rejeição, da instabilidade ou do fracasso. Costuma acontecer com mais frequência quando os profissionais estão desempregados.

No mercado de trabalho, isso se traduz em:

Priorização da segurança: Escolher um emprego estável e previsível em vez de um que ofereça maior crescimento, mas envolva mais riscos ou pressão.

Evitar a pressão por sucesso: Fugir da expectativa de ter uma carreira brilhante e de rápido crescimento, que muitas vezes acompanha a busca por posições mais altas.

Busca por bem-estar: Optar por um ambiente de trabalho menos tóxico ou com menor carga emocional, mesmo que isso signifique abrir mão de um salário maior ou de um cargo de prestígio.

Essa tendência reflete as incertezas do mercado e os altos níveis de ansiedade e estresse que a Geração Z enfrenta, levando-os a redefinir o que consideram uma carreira de sucesso.