LEITURA: Leitura em voz alta desperta na criança o gosto pelos livros
11/22/20251 min read


LER EM VOZ ALTA desperta na criança o gosto pelos livros.
Essa prática desenvolve atenção, memória e raciocínio lógico, além de ampliar o vocabulário e a compreensão de textos.
A infância é uma fase decisiva para despertar o gosto pelos livros, e a leitura em voz alta, feita por pais, responsáveis ou educadores, pode ser uma poderosa aliada nesse processo. Mais do que um momento de afeto e conexão, esse hábito contribui para o desenvolvimento da linguagem, melhora a pronúncia, estimula a memória e fortalece a compreensão de texto desde cedo.
De acordo com especialistas em educação, ler em voz alta é um exercício completo para o cérebro infantil.
Quando a criança lê em voz alta, ela precisa decodificar as palavras, entender o significado e expressar o conteúdo de forma compreensível, tudo ao mesmo tempo. Isso exige atenção, concentração e raciocínio lógico, habilidades essenciais para o aprendizado.
Os especialistas reforçam a importância da constância e da interação durante a atividade; escolherem as histórias, fazer vozes diferentes, conversarem sobre o que aconteceu... Essa atividade vai além das palavras: ela estimula o cérebro, fortalece vínculos, cria referências para um futuro leitor confiante, além de favorecer o desenvolvimento linguístico, o hábito de ler em voz alta colabora para a autoconfiança e expressão oral das crianças.
O incentivo à leitura em voz alta é fundamental, sendo estimulado desde os primeiros anos, antes mesmo da alfabetização. Ao compartilhar diferentes tipos de textos e histórias, a criança amplia o vocabulário, desenvolve a compreensão e a criatividade, e aprende a perceber a leitura como uma atividade prazerosa, fortalecendo tanto o aprendizado quanto o vínculo com os pais.
Caderno Bella + CP
