Imprensa visita ETE da Corsan e conhece as etapas do tratamento de esgoto
6/5/20251 min read


Na tarde desta terça-feira (3), a Corsan abriu as portas da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Guarani, em Capão da Canoa, para receber representantes da imprensa do Litoral Norte. O objetivo foi apresentar as etapas do tratamento de esgoto doméstico que garantem a qualidade do efluente tratado antes do descarte no meio ambiente.
O Canal Ponto A esteve presente, representado pela jornalista Vera Garcia, que acompanhou toda a visita guiada pelas instalações da companhia. A ação integra o programa Portas Abertas, iniciativa que busca aproximar a comunidade das operações da Corsan e reforçar a importância do saneamento básico.
Durante mais de duas horas, os profissionais conheceram o sistema de gradeamento, desarenação, tratamento biológico, decantação e o destino final do lodo residual – transformado em adubo orgânico, contribuindo para a sustentabilidade.
“Estamos falando em saúde pública, qualidade de vida e desenvolvimento sustentável. Para isso, é fundamental que todos façam sua parte”, destacou Luciano Brandão, gerente de Relações Institucionais da Corsan.
Carlos Zanotta, supervisor da ETE Guarani, detalhou os processos e ressaltou os investimentos em tecnologia e inovação que garantem a eficiência do tratamento, capaz de processar até 256 litros de resíduos por segundo, atendendo Capão da Canoa e parte de Capão Novo.
A visita ainda contou com um diálogo aberto entre imprensa e equipes Técnica, Operacional, Institucional, de Responsabilidade Social e Comunicação da Corsan.
