ENERGIA: Conta de luz vai ficar 21,76% mais cara para clientes residenciais da CEEE Equatorial a partir de novembro
11/19/20252 min read


Aneel aprovou nesta terça 18/11 o Reajuste Tarifário Anual (RTA) da concessão que abrange 72 municípios gaúchos
O REAJUSTE de 21,76% na tarifa de energia é para os consumidores residenciais na área atendida pelo CEEE Equatorial, antiga CEEE-D. Conforme a Aneel, a nova tabela tarifária entrará em vigor, já em Novembro/25, em 22 de novembro deste ano e reajusta as tarifas de baixa tensão em média de 21,82% e as tarifas de alta tensão em média de 12,36%, com um efeito médio para o consumidor de 19,35%.
PRIVATIZADA pelo governo do Estado em 2021, a CEEE Equatorial atende cerca de 2 milhões de unidades consumidoras em 72 municípios do Rio Grande do Sul, distribuídos pelas regiões Metropolitana, Sul, Centro-Sul, Campanha e Litoral Norte e Sul.
De acordo com a Aneel, entre os fatores que mais impactaram os índices propostos estão os custos com distribuição, transporte e compra de energia, além dos encargos setoriais.
ENTENDA: A Aneel explica que a Revisão Tarifária Periódica (RTP) e o Reajuste Tarifário Anual (RTA) são os dois processos tarifários mais comuns previstos nos contratos de concessão. O processo de RTP é mais complexo. Nele são definidos: (i) o custo eficiente da distribuição (Parcela B); (ii) as metas de qualidade e de perdas de energia; e (iii) os componentes do Fator X para o ciclo tarifário. Já o processo de RTA é mais simples e acontece sempre no ano em que não há RTP, como é o caso de 2025.
Nesse processo, é atualizada a Parcela B pelo índice de inflação estabelecida no contrato (IGP-M ou IPCA) menos o fator X (IGP-M/IPCA – Fator X). Em ambos os casos são repassados os custos com compra e transmissão de energia e os encargos setoriais que custeiam políticas públicas estabelecidas por meio de leis e decretos.
EM NOTA, A CEEE Equatorial disse que, em 2024, não implementou o reajuste de 7,36% previsto em razão dos efeitos econômicos e sociais dos eventos climáticos de maio. Este índice começará a ser compensando nos reajustes a partir de 2026. “Vale destacar que, mais de 13% dos clientes da distribuidora já estão inscritos na Tarifa Social de Energia Elétrica, benefício que garante descontos de até 100% na conta de luz das famílias de baixa renda. A CEEE Equatorial promove mutirões de cadastramento para que famílias que tenham direito ao benefício e, que ainda não estejam inscritas, possam aderir ao programa do Governo Federal”, diz ainda a nota da empresa.
