Corsan fiscaliza ligações de drenagem de água das chuvas à rede de esgoto doméstico nos bairros Centro, Santa Luzia e Santo Antônio, em Capão da Canoa

11/7/20251 min read

A Corsan iniciou nesta quinta-feira, 6, vistorias no Centro e nos bairros Santa Luzia e Santo Antônio, em Capão da Canoa, para identificar e corrigir ligações irregulares de rede (para drenagem de água das chuvas) à rede cloacal, que faz a coleta de esgoto. A nova etapa de inspeções acontece de segunda a sexta-feira, durante o horário comercial, podendo se estender quando necessário.

O objetivo das vistorias é evitar o extravasamento de esgoto nas vias públicas e garantir o funcionamento adequado do sistema. As redes de esgoto são projetadas exclusivamente para receber dejetos domésticos. Quando recebem também a água das chuvas, ocorre uma sobrecarga que pode gerar mau cheiro, retorno de esgoto para os imóveis, rompimentos e prejuízos ao meio ambiente.

As tubulações de esgoto cloacal serão examinadas pelo método chamado fumacê, com aplicação de fumaça não tóxica na entrada das caixas de inspeção da rede. Os vapores apontam os locais onde existem conexões irregulares. Quando elas são encontradas, os proprietários dos imóveis são orientados a fazer as adequações.

Os clientes têm até 60 dias para regularizar a ligação, e uma nova verificação é realizada pela Companhia após esse período. O serviço de fiscalização ocorre durante todo o ano, assim como as ações de conscientização ambiental nas comunidades, para informar sobre o destino correto dos resíduos. As orientações são passadas em ações de educação ambiental desenvolvidas pela Corsan, como De Olho no Óleo, Saúde Nota 10, Afluentes e Portas Abertas.

Escolas e instituições interessadas em receber os programas socioambientais da Companhia podem agendar atividades pelo telefone (51) 99162-9975 ou e-mail catia.ruppenthal@corsan.com.br .

Fonte: Corsan